“Uma Visão sem Ação não passa de um sonho. Uma Ação sem Visão, um mero passatempo. Mas, uma Visão com Ação pode transformar o Mundo”.

Joel Barker

A visão de longo prazo torna-se mais difícil de ser percebida por muitos em épocas de crises econômicas, políticas e sociais, principalmente quando ações efetivas, inovadoras e integradas não se encontram planejadas pelos governos e sociedade. Pode surgir a desesperança.

Mas, a coragem, o foco em uma meta clara e a dedicação asseguram a construção de um posicionamento distinto de mudança individual. Novas realidades podem ser construídas com o diálogo e a ação coletiva.

Objetividade, positividade, foco e disciplina para viver o presente, projetar o futuro ainda hoje e construir a vida profissional e pessoal adequadas podem ser muito úteis em contextos de elevada complexidade.

TEMPO PARA VIVER

Incluir o tema Tempo para Viver em seu projeto de vida pode parecer estranho. Mas, tenho convivido durante três décadas com executivo(a)s, empresário(a)s, dirigentes e profissionais de diversas áreas de trabalho e de conhecimentos nos três setores que têm se queixado da falta de tempo para viver. Surge a pergunta: mas se estão vivos, por que lhes falta tempo para viver? As principais causas apontadas tem sido a jornada de 10 a 12 horas de trabalho diário; atividades profissionais durante os finais de semana; inexistência de hobbies e diversões; elevado tempo utilizado com tecnologia da informação e comunicações; preocupações pessoais e com os negócios; falta de cuidados com a saúde e falta de disciplina para fazer o que se gosta.

Tempo para viver é um assunto que tem sido relacionado com a prática de exercícios físicos com regularidade; alimentação saudável e equilibrada; relacionamentos sociais gratificantes; convívio com a família; trabalhar com paixão pelo que se faz; saúde física e emocional; dormir e sentir-se descansado; viajar para lugares atrativos no país e no mundo; meditar; ficar em paz consigo mesmo; estar em contato com a natureza; religiosidade; haver equilíbrio entre a vida profissional e pessoal; realização de atividades filantrópicas; amar e sentir-se amado; realizações pessoais e profissionais significativas; produção e compartilhamento de conhecimentos e de experiências; inovação; sentir-se útil; nada fazer para alguns e vitalidade.

PROJEÇÃO DE CENÁRIOS

Quando projetamos dez, vinte, trinta anos de nossas próprias vidas em planos de vida, planos de desenvolvimento individual, planos de carreira ou dedicamos tempo para o autoconhecimento, a observação dos valores próprios, conhecimento das nossas missões e visões de futuro pessoais deparamos com um forte desejo de fazer o que gostamos de forma genuína. Uns gostam de dançar, outros gostam de ciclismo, de caminhadas, de motociclismo, de correr, de viajar, de ler, de escrever, de trabalhar, de conviver com amigos, de conviver com quem se ama, de exercer atividades artísticas, de conviver com práticas religiosas, de ouvir músicas, dentre outros. Mas o que tem sido considerado comum a todos os sonhos que tenho escutado é o de se obter a naturalidade de ser e de viver. Vontade de ser o que se é, de fato, na essência.

ACOLHIMENTO DE SI MESMO

Acolher-se, cuidar-se, valorizar-se auxiliam no equilíbrio necessário para a autoconfiança, para a inteligência emocional e para a saúde integral. Momentos de silêncio, ouvir músicas, respirar o ar puro, sentir o sabor dos alimentos, escutar as pessoas, dialogar, estar bem consigo mesmo, meditar, estar presente naquilo que se faz a cada momento têm sido mencionadas como atitudes que nutrem a alma e favorecem a tomada de consciência do que desejamos em nossas próprias vidas.

DESAFIOS E METAS PESSOAIS

Metas claras pessoais estimulam a ação para realiza-las, superar desafios e lidar com adversidades. A disciplina é a chave para a conquista. Planejar, realizar, conquistar, reconhecer, avaliar e prosseguir construindo o próprio caminho diante de escolhas próprias. O universo é o limite e a realização dos sonhos trazem consigo a alegria, a gratidão, a felicidade e vitalidade. E a vida se faz presente, e, quando compartilhada com amor, o ganho é exponencial. Trata-se da consciência da presença de si mesmo diante da própria vida.

APRENDER SEMPRE

O aprendizado contínuo traz consigo a alegria de pensar, de agir e de criar. Perguntas e redescobertas são excelentes recursos para a manutenção da mente ativa e a ocupação do tempo com a evolução própria e coletiva, com ganhos sistêmicos. Naturalidade com o conhecimento, simplicidade e sabedoria são atributos de seres humanos diferenciados.

PROPÓSITO DE VIDA, FOCO E DEDICAÇÃO

A existência de um propósito de vida, a alocação do tempo cronológico nas prioridades (poucas e vitais ações planejadas), o foco na realização de uma meta de cada vez, a positividade, a atenção, a dedicação e a discreta celebração das conquistas são fatores fundamentais. Simplicidade, suavidade com as pessoas e coragem diante dos problemas são fatores chaves para a obtenção do que se pretende alcançar.

Membros de Conselhos de Administração, Empresários, Dirigentes, Executivos, Profissionais, Pessoas em busca de ocupações, todos que desejam e praticam esse método têm me dito que conquistaram tempo para viver. A vida é uma oportunidade e as organizações se inserem no tempo para viver. Há que se ter boa vontade, dedicação, coragem e esperança em qualquer empreendimento.

Tempo para Viver é um projeto de reflexão, de diálogo, de prática e de mudança que se inicia no plano individual, em grupos e que se expande nas empresas, na vida. Praticado agora, nas organizações, nos grupos e consigo mesmo pode trazer ganhos significativos para jovens, adultos e jovens há mais tempo.

Há tempo para viver.

Em Pauta na Gestão e Inovações 2015 – Tempo para viver