Publicado em 29 de abril de 2020

Maria das Graças Murici, 2020.

A população mundial de 7,8 bilhões de habitantes pode ser acompanhada em tempo real através da Internet, assim como os nascimentos e mortes a cada dia e ano. Estamos vivos na era digital. Vivendo um momento singular na história da humanidade. Muitos conseguem ver o céu e as estrelas, além das telinhas dos dispositivos móveis e dos computadores.

Momento de nascimento de pesquisas, de descobertas nas ciências, de renascimento nas artes, de geração de conhecimentos e de tecnologias, de redescoberta dos seres humanos. A luta pela vida diante de uma pandemia tem propiciado mudanças substantivas. Dizer que 4,6 bilhões (70% estatisticamente) de humanos podem tornar-se imunes ao vírus Covid-19 sem o uso de uma vacina ainda não descoberta/divulgada é completamente diferente de dizer: você deseja viver? E seus negócios como estarão no curto prazo? Essas são algumas das questões que tem sido apresentadas.

Varias razões nos colocam em atividade e estado de prontidão para mudanças durante uma crise. A sabedoria oriental nos alerta para transformar crises em oportunidades. Nesse sentido, temos realizado eventos com empresários e líderes empresariais que tem dedicado parte do tempo de isolamento social, em regime home office. Preparam as equipes em ambiente remoto para assegurar a participação de mercado da empresa para o curto e médio prazos e mudanças que serão realizadas.

Saúde financeira empresarial e saúde dos colaboradores tornam-se duas faces de uma mesma moeda.

‘A sorte é o encontro do preparado com a oportunidade’ – preparar-se para o futuro, por outro lado, tem sido um posicionamento que favorece um bom clima de trabalho para as organizações, diante dos desafios atuais.

‘A sorte é o encontro do preparado com a oportunidade’

A esperança no devir e a produção coletiva direcionada para um objetivo comum trazem consigo a positividade e podem favorecer o alcance de resultados tangíveis, realistas e desafiantes.

  1. COMUNICAÇÃO COLETIVA ÁGIL E COM MENOR CUSTO

Há facilidade de realização de videoconferências com dezenas de pessoas, webinars, lives e reuniões remotas simultâneas com várias equipes de trabalho com o uso de aplicativos, links e plataformas de comunicação. Há redução dos custos de viagens, de hospedagem, de deslocamento, além da redução de riscos com a saúde e com acidentes. Há, também, redução da poluição, a natureza agradece. Rapidamente todos os profissionais nas empresas que podem trabalhar em regime home office aprendem um nova maneira de trabalhar, de viver, de interagir. Várias organizações disponibilizam equipamentos, móveis adequados e facilitam a adaptação necessária das pessoas. Há orientações para prática de atividades físicas, pausas e cuidados preventivos com a saúde.

2. FACILIDADE DE ESTUDOS E DE APRENDIZAGEM

Estudantes, famílias, professores, gestores buscam se adaptar ao ensino em ambiente virtual nas escolas e universidades. Pesquisas, aulas, múltiplas atividades, jogos, avaliações prescindem da presença física. A escola do século 21 se transforma e o que era considerado futuro torna-se realidade, de maneira rápida e em crescimento exponencial. Jamais a escola será a anterior e os estudantes não esquecerão o uso das tecnologias para ter acesso e compartilhar conhecimentos, práticas, com uso de textos, de imagens, áudio, vídeos e de material didático sem uso de papel.

Aprender em ambiente virtual torna-se um hábito. Pessoas de todas as idades estudam, aprendem e ensinam de todo e qualquer lugar que se encontram. Mas, há alguns que se recusam a se inserir na era digital, da mesma forma que outros se recusaram a usar computadores e smartphones em décadas passadas. Instituições educacionais e de treinamento manterão parte de suas atividades virtuais mesmo depois da pandemia do coronavírus.

3. E-COMMERCE E LOJAS AUTÔNOMAS

Comercialização de produtos, serviços, transações financeiras são realizadas no mercado mundial com apenas um toque na tela ou no teclado. Instituições financeiras e o uso de aplicativos para transações de pessoas físicas e jurídicas crescem, surgem os bancos digitais, crescem exponencialmente as operações digitais. Operações de compra são realizadas por cartões que o próprio proprietário manuseia. No caso das lojas autônomas, todas as operações prescindem da presença de empregados e são realizadas com o uso de tecnologias digitais.

4. DIGITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS

Diferente da automação, a digitalização de processos combina várias tecnologias de acordo com as necessidades. Expande-se o uso de inteligência artificial, com machine learning em todos os segmentos de negócios; internet das coisas; sensores de múltiplas funcionalidades e tamanhos; drones; robótica avançada, big data, nas chamadas e existentes em pequeno número “indústrias 4.0”, que têm sua origem na Alemanha. Há intensificação do uso das tecnologias digitais também para o diagnóstico, mapeamento genético, produção de testes, acompanhamento, controle e tratamento na pandemia do coronavírus. Um verdadeiro boom para as pesquisas e desenvolvimento em produção de medicamentos e a busca da vacina. A transformação digital envolve tecnologias digitais, biológicas e de materiais (Schwab). Flexibilização de processos produtivos, como por exemplo, uma fábrica de cervejas produz álcool gel, uma indústria automobilística produz máscaras de material especial, etc.

5. AUTOTRANSFORMAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO

Com a escassez de recursos e com o isolamento domiciliar, as pessoas passaram por fases de pânico, de temor, de conflitos de todas as naturezas, outros de pacificação e de resiliência. Para buscar o equilíbrio emocional e enfrentar o período prolongado, a elevação do volume de tarefas no trabalho e nas residências tem requerido um processo de mudanças de valores, de crenças, de hábitos, de costumes, de atitudes. Por exemplo: cooperação, empatia, compaixão, tolerância com as diferenças, humildade, simplicidade tem sido expressas por muitos. Para assegurar o equilíbrio emocional, algumas pessoas tem praticado meditação, buscado conhecer mais de si mesmas e muitos gestores e profissionais buscam a autotransformação não apenas durante a pandemia, mas através de comportamentos de solidariedade legítima que poderão permanecer posteriormente, em economia colaborativa. Iniciativas de evitar demissões, de realizar doações, de criar aplicativos e plataformas colaborativas foram intensificadas. A humanidade passa por uma transformação psicológica, filosófica, sociológica, histórica, de comunicação, de linguagem.

A humanidade passa por uma transformação psicológica, filosófica, sociológica, histórica, de comunicação, de linguagem.

A necessidade de colaboração (Gates) e a necessidade de liderança mundial (Harari) trazem à tona a necessidade de confiança entre pessoas físicas e jurídicas.

Temos trabalhado na direção de uma empresa de prestação de serviços em consultoria empresarial, educação executiva, mentoring e educação para o uso de tecnologias digitais. Criamos uma startup dentro de uma empresa de 32 anos, cujos clientes tem sido organizações de grande porte dos setores público, privado e terceiro setor. Aos 66 anos de idade, vivo a experiência de mais de 40 dias sem sair de casa. Aprendizagem ímpar.

MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO – em 2017 foram realizados uma das primeiras pesquisas com empresas no Brasil e o evento Transformação Digital. Posterior apresentação para 62 países na Itália e publicação internacional em 2019. Dizíamos desde 2016 que era hora de preparar-se para o presente e para o futuro. A velocidade da transformação digital, biológica e de materiais seria exponencial (Schwab). As prioridades para o uso de tecnologias digitais, segundo os resultados da pesquisa foram: nos processos produtivos, redução de custos, relações com clientes e novos produtos. Haveria desafios de preparação da liderança e de equipes para o uso das tecnologias digitais, soft skills e mindset change.

Em 2018, 2019 e 2020 foram realizados eventos presenciais sobre Transformação Digital, Cursos de Inteligência Artificial e Workshops sobre Liderança de Equipes na Era Digital para diretores, gerentes, coordenadores e profissionais de nível superior das diversas áreas.

Inovações incrementais e disruptivas foram geradas nestes cursos como produto dos participantes como protagonistas de seu processo de aprendizagem. Têm sido ricas e bem avaliadas experiências em aprendizagem na era digital.

Essas ilustrações acima retratam algumas realizações. Se em 2017, já havíamos nos reinventado como empresa, nos vemos novamente, como a maioria das organizações em momento de construção de propósitos, de novos modelos de gestão, de revisão de processos e produtos, de formulação estratégica, de valorização das pessoas, dos profissionais, dos líderes. Trabalhar com times de alta desempenho e de elevada qualificação requer a gestão de culturas organizacionais inovadoras. Mas, quando o nosso próprio DNA é inovação, nosso senso de propósito nos faz afirmar que a inovação será a saída da crise que as empresas enfrentam.

A inovação será a saída da crise que as empresas enfrentam.

Para isso, torna-se necessário dialogar sobre o propósito empresarial, analisar com tranquilidade as lições aprendidas no momento e ouvir as pessoas. Mudar a mentalidade. Co-construir novas visões de futuro e transforma-las em ação, com naturalidade. Não se trata de uma tarefa fácil se há o fluxo de caixa para gerir, se os negócios estão fechados ou se ainda não se tem clareza ou certezas. Esse é o desafio atual. Em ambiente de incerteza, buscar a inovação e mudar a própria maneira de ver o mundo, as organizações e as pessoas.

Maria das Graças Murici – Psicóloga, Especialista em Administração de Recursos Humanos, com Mestrado em Administração Geral e Organizações, Mestre e Doutoranda em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora no Curso de Doutorado PPG-GOC UFMG do Tema Transformações Digitais nas Organizações, 2018-2021. CEO Gestão e Inovações InDigital Learning. https://indigitallearning.com.br – Vasta experiência com Mentoria em gestão de negócios, soft skills, apoio pessoal e carreira para executivos, profissionais de nível superior.

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