NOSSOS SERVIÇOS EM GESTÃO PÚBLICA
Portfólio de serviços que oferecemos às instituições públicas:
- desenvolvimento dos gestores públicos;
- reestruturação organizacional;
- gestão por competências;
- gestão do conhecimento;
- palestras.
GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Soluções em modernização administrativa, tais como desenvolvimento dos gestores públicos, reestruturação organizacional, palestras, gestão por competências e gestão do conhecimento fazem parte do nosso portfólio de serviços que oferecemos às instituições públicas.
Esforços para o planejamento de longo, médio e curto prazos têm sido empreendidos pelos Governos de Estados e de Municípios no Brasil rumo à eficiência da gestão pública. A partir do conceito de valor público agregado – que pressupõe o alcance de resultados para os cidadãos – há a formulação e realização de políticas públicas direcionadas para objetivos; através de uma rede de instituições que, se geridas e coordenadas com efetividade, podem elevar os ganhos sinérgicos do setor público. No entanto, a efetiva implementação e controle do que é planejado requer alterações das estruturas organizacionais, suporte de sistemas integrados e redes, mudanças da cultura organizacional, apropriados instrumentos de gestão e investimentos em
capacitação e desenvolvimento dos servidores. Esses esforços pretendem construir:
Governos que sejam capazes de formular e alcançar os resultados de estratégias de desenvolvimento;
Gestão efetiva dos recursos e criação de um ambiente favorável para o alcance dos objetivos, conjunto de iniciativas e ações planejadas.
A elevação da efetividade da gestão pública ocorre em um contexto no qual o Brasil reposiciona-se no contexto internacional, onde há anseios da sociedade, da iniciativa privada e do terceiro setor para que haja consolidação da democracia; uso racional e com qualidade dos gastos públicos; elevação dos investimentos nas prioridades e racionalização dos processos de trabalho, fatores esses contributivos para a modernização da Administração Pública.
DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO
Governar em rede e em conjunto com a sociedade é um desafio relevante para a Administração Pública e para tal, é imprescindível a gestão do capital humano. Quando as ações de desenvolvimento dos servidores públicos ocorrem com alinhamento estratégico, com visão sistêmica, são potencializadas as oportunidades de favorecer a atmosfera e os atributos das instituições públicas que podem moldar e influenciar os comportamentos e as atitudes das pessoas, constituindo uma cultura inovadora propícia à efetividade da gestão pública.
A gestão por competências tem sido utilizada como uma ferramenta que propicia esse alinhamento; direciona a capacitação e o desenvolvimento dos servidores e pode, ainda, integrar-se aos sistemas de avaliação do desempenho e de carreira. No entanto, a efetividade da gestão do capital humano requer a mudança dos modelos mentais dos dirigentes, gestores e funcionários e é construída no longo prazo.