SOLUÇÕES EM GESTÃO DE PESSOAS – ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

  • Gestão por Competências: mapeamento de competências, avaliação de desempenho por competências e desenvolvimento de competências profissionais e gerenciais.
  • Gestão do Conhecimento: mapeamento de conhecimentos dos processos prioritários; transferência (disseminação) e documentação de conhecimentos tácitos e explícitos.
  • Concepção, planejamento e execução de Programas de Desenvolvimento de Executivos, de Gestores e Programas de Desenvolvimento de Equipes.
  • Coaching e Mentoring: soluções customizadas em Executive, Life, Personal &Professional Coaching.
  • Cursos de curta duração: Consultoria Interna; Consultoria Organizacional; Gestão de Pessoas em Projetos; Liderança, Motivação, Comunicação, Administração de Conflitos e Trabalho em Equipe.
  • Palestras nos temas mencionados e/ou customizadas na área de Gestão de Pessoas.

GESTÃO DE PESSOAS: OPORTUNIDADES, DIÁLOGO E ÉTICA

Empresas têm apresentado discursos inovadores para gerir pessoas, mas nem sempre correspondem às atitudes ou ações realizadas no dia a dia.

Dinâmica de Grupo Flexibilidade em sala de aulaOs discursos inovadores englobam alinhamento das práticas de Gestão de Pessoas às estratégias empresariais; educação corporativa; retenção de talentos; a efetiva valorização do capital humano; a gestão do conhecimento organizacional; gestão por competências que integrem os sistemas de avaliação de desempenho com os de recompensa e de reconhecimento e com os de capacitação e aprendizagem; gestão da identidade corporativa; pessoas trabalhando em arquiteturas organizacionais constituídas por redes integradas; coaching e mentoring; integração dos sistemas de administração de recursos humanos e das soluções de tecnologia da informação e de comunicação; efetiva liderança empresarial; responsabilidade social e preservação ambiental (sustentabilidade), dentre outras.

No entanto, a realidade empresarial vivida difere do que é dito. O clima de trabalho não evidencia o compartilhamento dos conhecimentos e das informações; as pessoas sentem-se como se vivessem em uma constante guerra para competir por novos postos de trabalho. Devem apresentar resultados que as fazem trabalhar mais do que doze horas por dia, se for considerado o tempo no computador e/ou telefone celular. Queixam-se da ausência de tempo para convívio familiar, para fazer o que gostam em suas vidas. Em muitas organizações não há confiança entre as pessoas e a conduta ética deixa a desejar. Muitas pessoas sentem-se desrespeitadas, pouco valorizadas e reconhecidas, buscam oportunidades de carreira que nem sempre são existentes. Há também um clima de medo no qual a autenticidade dos relacionamentos humanos nem sempre é existente.

Como enfrentar os desafios do presente? Como as organizações podem garantir o desenvolvimento sustentável e quais ferramentas ou instrumentos de gestão de pessoas devem ser utilizados? Como conviver com as incertezas ambientais? Como manter-se atualizado nas tecnologias da era digital e ter qualidade de vida? Como contribuir para as próximas gerações? Como conciliar a vida pessoal e a carreira?

Diálogo sobre essas questões tem se tornado essencial. Sabe-se, à priori, que as respostas trazem consigo o desafio da construção individual e coletiva; que devem considerar a falibilidade humana e a capacidade das pessoas posicionarem-se como sujeitos de sua própria história.

… “Inicialmente, é preciso reconhecer que, qualquer que seja a cultura, o ser humano produz duas linguagens a partir de sua língua: uma, racional, empírica, prática, técnica; outra, simbólica, mítica, mágica. A primeira tende a precisar, denotar, definir, apóia-se sobre a lógica e ensaia objetivar o que ela mesma expressa. A segunda utiliza mais a conotação, a analogia, a metáfora, ou seja, esse halo de significações que circunda cada palavra, cada enunciado e que ensaia traduzir a verdade da subjetividade…”

“… Fernando Pessoa dizia que em cada um de nós há dois seres. O primeiro, o verdadeiro é o dos nossos sonhos, que nasce na infância e que continua para a vida toda. O segundo ser, o falso, é o das aparências, de nossos discursos, atos, gestos. Não diria que um é verdadeiro e o outro é falso, mas, efetivamente, a cada um desses estados correspondem dois seres em nós… Em nossa vida convivemos com essa dupla polaridade” (Edgar Morin).

Gerir pessoas é mais do que planejar e realizar projetos ou ações para captar, alocar, avaliar, desenvolver, recompensar e reconhecer profissionais em organizações. Trata-se de um processo complexo que requer estar presente com ética diante das pessoas percebendo-as como oportunidades conjuntas de evolução, de convívio, de mudanças contínuas. Envolve a criação conjunta de um contexto organizacional favorável, onde a prática do diálogo, da reflexão e o desejo de realização se fazem presentes.