TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS NAS ORGANIZAÇÕES – evento de abertura da celebração de 30 anos da Gestão e Inovações Consultoria Empresarial

“Pensamento estratégico, liderança colaborativa, cultura organizacional propícia às transformações digitais, capacidade inovadora e preparação das pessoas são fatores imprescindíveis na era digital”. Maria das Graças Murici, 2017.

Participantes do Evento em 08/04/2017. Foto: Farid Aoun

PESQUISA TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS NAS ORGANIZAÇÕES

Transformações Digitais nas Organizações, tema que mobilizou membros de conselhos de administração, presidentes, diretores, gerentes, coordenadores e profissionais de 73 empresas de mais de quinze setores para responderem uma pesquisa acadêmica sobre os impactos das tecnologias digitais nessas organizações, o nível de preparo organizacional para as tecnologias digitais, quais tipos de tecnologias digitais, dentre outros fatores pesquisados. A pesquisa foi respondida através de um link que poderia ser acessado pelo smartphone, computador, tablet. Os acessos ao link foram realizados através do WhatsApp, Messanger, E-mail, Linkedin, Grupos do Facebook.

A Gestão e Inovações, através da Profa. Maria das Graças Murici, diretora, em conjunto com o Professor Ricardo Rodrigues Barbosa realizaram a pesquisa, cujos resultados foram apresentados em um Evento do Projeto Em Pauta na Gestão e Inovações, em 08 de abril de 2017.

Por exemplo, 84% das transformações radicais e muitas transformações têm sido provocadas pela computação móvel nas organizações, segundo a percepção do público que participou da pesquisa.

Podemos observar que se tornou algo comum o uso do telefone celular no ambiente profissional, na vida social e individual para múltiplas funcionalidades. Operações financeiras, comunicações, interações, ações de entretenimento, diversos relacionamentos, reuniões, ações profissionais, de transporte, educacionais, apoio ao esporte, de pesquisa, de compartilhamento de informações e de conhecimentos são realizadas todo o tempo por todos em todos os locais.

O EVENTO TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS NAS ORGANIZAÇÕES

Professores Ricardo Rodrigues Barbosa, Maria das Graças Murici e George Jamil. Foto: Rodrigo Costa

O Professor Ricardo Barbosa realizou exposição sobre os fundamentos e resultados da Pesquisa Transformações Digitais nas Organizações.

O Professor George Jamil proferiu palestra sobre as Tecnologias Digitais mencionadas na pesquisa, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas – IoT, Computação em Nuvem, Computação Cognitiva, Comércio Eletrônico, Big Data, Realidade Aumentada, Chatbots, Blockchain, Comunicação Móvel, Robótica, Redes Sociais, dentre outras.

A Profa. Maria das Graças Murici fez a exposição sobre a Gestão das Transformações Digitais, envolvendo a integração de fatores como estratégia, cultura organizacional, liderança, estrutura/processos e pessoas. Recomendou o equilíbrio entre soft e tech skills para líderes e profissionais. Foram tratadas, também, as limitações educacionais atuais do país e a velocidade para aprender como uma habilidade fundamental para a era digital.

Posteriormente, houve diálogos em grupos e um painel integrativo, no qual foram abordados:

  • o preparo para lidar com as transformações provocadas pelas tecnologias digitais;
  • quais tecnologias digitais exercem os maiores impactos nas organizações;
  • as principais transformações provocadas pelas tecnologias digitais nas organizações;
  • formas que as tecnologias digitais afetam o desempenho empresarial e profissional;
  • as principais barreiras às transformações digitais nas organizações.

As avaliações do evento foram excelentes por parte dos participantes que dedicaram a manhã daquele sábado de outono para a aprendizagem e o compartilhamento de conhecimentos e informações.

INÍCIO DAS CELEBRAÇÕES DE 30 ANOS DA GESTÃO E INOVAÇÕES CONSULTORIA EMPRESARIAL

Esse evento realizado deu início às celebrações de 30 anos de atuação no Brasil da Empresa Gestão e Inovações Consultoria Empresarial.

OUTROS EVENTOS SOBRE O TEMA TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS

Houve interesse por parte dos participantes na realização de outros eventos e ações sobre o tema.

Em Pauta na Gestão e Inovações 2017 – Transformações Digitais nas Organizações – pesquisa e evento